quinta-feira, 2 de julho de 2009

O Sistema Pirâmidal

Queria meter uma foto de uma pirâmide, mas nunca fui ao Egipto com pena minha, meto a Torre Eiffel que tem o mesmo formato, embora não tenha a ver com o resto, mas a foto é minha, sem tripé e coisa e tal, do tempo do meu analógico, fim de Novembro do ano de 2002, enfim lá vai...


A minha teoria consiste num conjunto de ideias que fui adquirindo ao longo da minha curta existência...

Comecemos pelo formato, triangular, a base pode ter desde 3 lados ou muitos mais, a dimensão da base e da altura poderão variar consoante o tamanho e magnitude pretendidos.

Falemos na construção propriamente dita, a Base, é o alicerce da dita, as fundações, a sua solidez pode influenciar toda a resistência por ela acima até ao topo, pode ser muito grande e pousada no chão, pode ser pequena e muito enterrada abaixo do chão.
A Pirâmide é construída primeiro horizontalmente e depois verticalmente, uma camada em cima da outra, a camada de cima será sempre mais pequena que a de baixo, consequentemente cada vez mais leve, pode ser oca no interior ou pode ser maciça, pode até ser labirintica.

A ideia original da Pirâmide será o de se projectar para os céus, demonstrando uma forte ligação à terra, qual fortaleza inexpugnável, mas, quando no topo, proporcionará um contacto com qualquer divindade que habite lá no meio das nuvens, uma ligação com as estrelas, com tudo o que mora para lá do desconhecido... (digo eu vá!!!)

As Pirâmides podem ser usadas como analogias em quase toda a construção social, na hierarquia da sociedade em geral, desde uma cidade a uma empresa, uma associação de pequenos ou grandes grupos de pessoas, ricos ou pobres, em tantas outras situações...
O maior número irá sempre representar a base que segura todo o conjunto até ao topo, os diferentes escalões sociais, a hierarquia empresarial, o grau de riqueza, a quantidade ou a qualidade do trabalho.

Normalmente todos os seres humanos têm que fazer parte de alguma Pirâmide, de várias Pirâmides até, de alguma forma, isso pode influenciar como estão inseridos nalguma estrutura social, alguns podem ser alienados, podem se alienar a eles próprios, simplesmente podem não querer ou conseguir fazer parte de nada, talvez até se julguem tão bons e mais brilhantes que o sol, quais centros de um qualquer universo, génios ou gurus com o seu séquito de seguidores, mas aí já estarão a fazer parte do sistema...

O mundo é um lugar complicado para se viver, não é fácil partilhá-lo com mais 6 biliões de pessoas, requer grandes doses de respeito, de humildade, de disciplina e cumprimento de obrigações, o problema é quando todos estes valores são fracos, quando mais de metade do mundo não os cumpre nas doses mínimas, quando constantemente se deterioram todas as estruturas sociais, uns a quererem fazer prevalecer as suas vontades contra muitos outros contra essas mesmas vontades, tudo contra todas as regras de bom senso, da boa coexistência, isto para não falar na moral e nos bons costumes que tiveram o seu tempo, em tempos que não voltam mais!

É esta a minha humilde noção de Sistema Pirâmidal, para mim tudo tem a ver com Liberdade, a Liberdade Relativa em que vivemos neste mundo, onde somos um mero número e todos os nossos movimentos são controlados cada vez mais, qual Truman Show

Não é fácil fazer parte do sistema quando tantos não o querem fazer, mas viver em sociedade a tudo isso obriga, trabalhar, produzir, pagar impostos, consumir, procriar, criar.